sábado, 8 de abril de 2017

Minha ingênua crença na universidade

Durante anos acreditei que a universidade, com suas ideias de liberdade e respeito às diversidades, poderia mudar o mundo. Lego engano! A universidade, ao contrário, reflete a sociedade, com todos os seus vícios. E reafirma isso a cada episódio. A universidade que temos hoje no Brasil, com raríssimas exceções, muito provavelmente admira Donald Trump e idolatra Jair Bolsonaro. Não duvido, inclusive, que ajude a elegê-lo presidente do Brasil. Ë uma universidade das alianças esdrúxulas e da assepsia política. Que mal se importa com os interesses coletivos, que toma decisões, que deveriam ser institucionais, baseada em interesses individuais e que se acovarda diante da picaretagem oficialmente assumida. Universidade que não quer mudar o Brasil, mas, nele se refletir ou dele ser reflexo. Uma universidade de puritanos canastrões similares ao brasileiro verde-amarelo CBF: que discursa contra a corrupção, mas, a aceita cândida e mansamente. Olhe para os lados, leitor e leitora. Veja se encontra uma universidade diferente. Se a encontrar, avisem-me: quero retomar a ingenuidade!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.