sábado, 14 de abril de 2018

Desça do carro, abrace e ame!


Hoje, por volta das 7h30, acordei com a ouvir gritos: ”desce, do carro, desce, do carro, desce do carro...! Em tempos de tamanha violência, a primeira impressão que tive era de que alguém teria atropado outro e tentado fugir, porém, a multidão tentava impedir a fuga. Ledo, engano! E ainda bem! Era a segunda edição (a primeira ocorrera em Março de 2017) da ação de rua “Mais Amor”, na cidade de Teixeira de Freitas, uma parceria do Projeto Amar com o Instituto Multiforme. Quem descia do carro recebia uma rosa e um abraço. Equipes de rua e de semáforo passaram a manhã do sábado distribuindo abraços e rosas a quem passava de carro ou à pé pela Praça da Independência (Praça da Bíblia), no centro da cidade. Cartazes como “Abraço grátis” e “Mãos para o alto, isso é um abraço” animam os participantes que encerraram o evento com o uma concentração na Praça e mais distribuição de rosas e abraços. Lembrei-me de uma iniciativa que tomei, há anos, em Sena Madureira, quando trabalhei com os “Agentes Jovens” da cidade. Em todas as nossas atividades, inclusive em Praça Pública, terminávamos com um abraço. Chamei de “Pedagogia do abraço”. Foi uma iniciativa extremamente montessoriana e paulofreiriana. Hoje, em época de ódio mortal entre os seres humanos, deveríamos retomar Montessori e Freire Brasil e Mundo afora! Vista-se de humildade e abrace, ame!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.