quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Resultados que falam pela avaliação

Com todo o que respeito aos avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mas, eles cometeram um erro crasso ao atribuir a nota 2 ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). À parte os problemas que o Programa enfrentou, e não foram poucos, principalmente boicotes internos permanentes, há que se considerar, com absoluta certeza, que se trata de um único sopro de inovação (e renovação, portanto) na área. Quem quiser se certificar disto basta procurar as áreas de concentração dos demais programas: ou são Comunicação ou Ciências da Comunicação. Dizem o mais do mesmo há tempos. Por se tratar de uma proposta teórica e metodológica, deveria ter esta condição levada em conta pelos avaliadores. A desculpa de que os itens de avaliação foram aplicados e pronto e coisa de quem quer lavar as mãos porque, tenho convicção, pelas notas atribuídas aos outros programas, que este critério não foi bem assim tão rigoroso. Todos sabemos que uma proposta teórico-metodológica carece de pelo menos dez anos para se consolidar. Os resultados obtidos por nossos egressos nas seleções do programas Brasil afora demonstram a qualidade fundamental em um programa: formar pessoas. Fechar um programa única e exclusivamente pela “baixa produção” dos seus professores não penaliza os professores. Penaliza os estudantes e a Região. Os insensíveis e “objetivos avaliadores devem saber que um programa “nota 3” em Manaus não é a mesma coisa que um programa “nota 3” em São Paulo: tem valor altamente incomensurável pela função social que representa. Estão errados os instrumentos de avaliação por penalizar quem é excelente no processo de formação de pessoas, mas, peca na produção de professores. Quem deveria mudar era a CAPES. E logo. Sob pena de prejudicar o lado mais frágil. Este é o meu parecer. Ainda que de nada sirva. Mas, o PPGCCOM da UFAM merecia futuro melhor. Foi podado pela “objetividade” de quem é muito objetivo para ferrar os outros, mas, parece sensível além da conta com os demais programas avaliados.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.