sábado, 16 de dezembro de 2017

Crônica de um desmonte anunciado

O último anúncio que recebemos nesta semana de desmonte da Pós-graduação no Brasil, principalmente na área de Ciências Sociais Aplicadas, foi o de que a Universidade Católica de Brasília (UCB) fechará seu mestrado acadêmico. Pasmem, leitores e leitoras, o referido Programa teve sua nota elevada para 4 pelos avaliadores da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aos olhos dos avaliadores, portanto, um programa que “caminha para a excelência”. Não convenceu, porém, os mantenedores, que optaram pela “descontinuidade”. Deixaram, porém, aberta a possibilidade de os professores “remanescentes” fazerem uma proposta de Mestrado Profissional, a “menina-dos-olhos” da CAPES e de muita gente que gerencia o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). A pedra cantada por mim há anos, inclusive, sempre que participei de reuniões, até na CAPES, era de que o incentivo ao Mestrado Profissional enfraqueceria os mestrados acadêmicos a ponto de fechá-los. Se alguém duvidava disso, a realidade, muito provavelmente, começa a desfazer a dúvida. Está mais do que evidente, que o MEC, via sua agência avaliadora e de fomento, não sabe o que fazer com os “mestrados acadêmicos”. Para alguns “executivos”, eles nem deveriam existir. Oras, mas, se não deveriam existir, porque continuam a ser autorizados? Não seria mais honesto anunciar logo que é uma estratégia de governo desmontar tudo o que existe e só deixar “de pé” aqueles que funcionam nas ditas “instituições de excelência”. É desumano “flertar com a expansão” durante anos e depois usar de subterfúgios para “desnatar” o sistema. É o que se tem feito paulatinamente. E sob os olhares estupefatos e silenciosos de muitas entidades que, só agora, ao que parecem acordaram do torpor. Antes tarde, do que nunca!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.