quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Para desenvolver a consciência ecossistêmica

As formigas e a cocada. Esse também poderia ser o titulo desta postagem. E vocês, meus leitores e leitoras, irão me perguntar: mas, o que há entre formigas e epistemologia ecossistêmica? Tudo. Ou, quase tudo. Se não, vejamos. Hoje, pela manhã, ao iniciar meus trabalhos aqui no meu cantinho, vi que o espaço que considero “meu escritório” estava tomado por formigas. Minha reação imediata foi tentar esmagá-las. Ao desviar um pouco os olhos das formigas, percebi que havia deixado este pacote de “cocadas” pela metade:


Eis que me bateu a “consciência ecossistêmica”. Comecei a conversar comigo mesmo: quem trouxe esta cocada e a deixou aí dando sopa? Como penalizar formigas se elas vieram para cá atraídas pelo que você deixou aí, Gilson? Mudei as cocadas de lugar e já estou a dar cabo delas (as cocadas). As formigas já se foram.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.