sexta-feira, 17 de novembro de 2017

As universidades públicas estão na UTI

Há tempos, se não me engano, desde 2012, alerto, aqui neste espaço, para os movimentos sorrateiros que transformariam as universidades públicas brasileiras em Organizações Sociais (OSs). Lembro-me muito bem, inclusive, que ao divulgar o concurso para Professora de Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), seria, talvez, o último concurso público para as universidades brasileiras. Sem muito alarde, o governo golpista de Michel Temer (PMDB) prepara a tacada final, que, sejamos honestos, começou com Fernando Henrique Cardoso e não foi estancada em nenhum dos governos do PT, apesar da expansão. Abertamente, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da era Lula, Jorge Guimarães, defendeu a mudança. Pois bem, a Lei da Inovação, se bem examinada, conjuntamente com a terceirização total das atividades, era o que faltava. Reafirmo: a Empresa Brasileira de Serviços Educacionais (EBSEd) deve aparecer em breve. Aguardem!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.