quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Fundamentos do pensamento emocional

A disciplina era “Fundamentos do Pensamento Comunicacional”. No Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Era na Sala 06, do Bloco Mário Ypiranga Monteiro. E convidei o professor Elias Farias, para apresentar a Música-tese “A última curva do rio”. No dia anterior, os estudantes pediram para fazer uma fotografia, todos juntos, comigo. Pois não é que fizeram um quadro, assinaram a foto com inúmeras dedicatórias carinhosas e me entregaram no meio da aula. Conjuntamente com a emoção da Música-tese do doutor Elias Farias, vivi mais um momento de emoção na UFAM. O outro, inigualável, foi na própria defesa da tese “A canção na Amazônia e a Amazônia na canção”. Recebi aquela foto autografada pelos estudantes como o símbolo de todo o carinho que se trocou durante a disciplina (que nome horroroso!). Curiosamente, comecei a ministra aulas como professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e já terminei ontem, como professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). E termino feliz pelas homenagens e pelo reconhecimento do meu trabalho. O tanto de carinho que recebi me deu uma certeza: mudar é preciso. Viajar em vida mais ainda: só as pessoas demonstram o carinho. E o fazem antes da nossa morte. Talvez o nome do processo de troca que iniciamos devesse ser “Fundamentos do pensamento emocional”.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.