sábado, 23 de setembro de 2017

Um cristo para salva os inócuos pecadores

Culturalmente, ao que parece, talvez como uma perniciosa herança judaico-cristã, fomos criados para ter um cristo a salvar os inócuos pecadores. Talvez, por isso, jamais reconheçamos o trabalho de quem nos dá autonomia, base do princípio das universidades públicas brasileiras. Acontece que, a autonomia, como bem prega, inclusive a Bíblia, parte do pressuposto de que, com a corda nas mãos, no limite, posso até me enforcar. Depois que você põe a corda no pescoço, espera que o cristo apareça e te salve. Na prática, não funciona assim: quando você tem autonomia de tomar decisões, é totalmente responsável pelos erros e acertas. Se você é alertado que está na beira do precipício, mas, ainda assim, insiste em ficar ali. Mais que isso, em dar passos para a frente, “então morra”. Esse é o preço da autonomia!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.