segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sala de aula não deve ser só invertida

Há anos defendo que a sala de aula tradicional deve ser completamente abolida do processo de aquisição de conhecimentos. Uma metologia criada por dois professores norte-americanos de Química, Jonathan Bergmann e Aron Sams, denominada de “aula invertida”, virou modo entre professores e professoras. Consiste em vídeos com as aulas expositivas, para que os estudantes estudem em casa, e os exercícios são feitos em sala de aula. É um avanço, certamente, mas, ainda pouco diante do atraso que é ter a sala de aula e a autoridade do professor com o centro da aprendizagem. O mundo tem de ser a nossa sala de aula e a aprendizagem deve ser focada na autonomia do estudante. As Mídias Digitais permitem esta “virada”: aulas expositivas à distância e exercícios presenciais. Deve-se acrescentar mais, radicalizar mais no processo. Só assim, teremos professores e estudantes motivados para um processo dinâmico e participativo de aquisição de conhecimentos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.