segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Universidades públicas pagarão o pato

Em Editorial publicado dia 24 de julho de 2016, o jornal O Globo, que à época, patrocinava o Golpe Parlamentar, deu o tom de quem pagaria o pato: a universidades públicas federais. Para aquela empresa de comunicação, o sistema de financiamento atual é injusto e, com a crise fiscal, a saída será o “pagamento de mensalidades” pelos que mais podem. O discurso parece ter ganho eco, pois, pelo jeito, Brasília já prepara um pacotaço de cobrança de mensalidades nas federais. Isso já foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) par os cursos de Especialização e de Extensão. Não demora, e também será autorizado para os mestrados e doutorados profissionais. Esses últimos já criados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que devem entrar em funcionamento no ano de 2018. Aos poucos, os investimentos irão minguar para os programas acadêmicos e só restará um caminho: a morte. Serão fechados! Quem duvidar, que espere para ver!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.