segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A nova perspectiva do olhar em Educação

Na postagem de ontem, aqui neste espaço, denominada “Universidade centrada na autonomia do estudante”, apresentei nuances da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), principalmente, na filosofia de centrar o processo de aprendizagem no estudante. Há anos defendo esta abordagem, assim como defendo que devemos dar o nome de “processo de aquisição e conhecimentos” e não, meramente, de “processo de ensino-aprendizagem”. Qualquer que seja a nomenclatura, no entanto, fico a imaginar o problema que a UFSB enfrenta para quebrar os modelos mentais em nós, os professores e professoras, pré-estabelecidos. Nossa formação é prementemente cartesiana. Há anos, para nós, a tradicional sala-de-aula é centrada na autoridade do professor ou da professora. Centrar todo o processo de aquisição de conhecimentos no estudante e não no professor, muda tudo, da água para o vinho. E se muda tudo, provoca ranhuras, tensiona o pensamento tradicional em Educação. Por outro lado, esta nova perspectiva do olhar em Educação nos renova. Lança desafios inimagináveis. O Brasil visto pela primeira vez pelos portugueses foi a partir da Bahia. Quem sabe, o novo olhar para a Educação não comece na UFSB? Há muita gente trabalhando para que isso ocorra!


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