sábado, 15 de julho de 2017

Os moldes mentais que criamos

Os moldes mentais que criamos, ou que nos são impostos ao longo da vida, determinam o modo como vemos o mundo. E o processo de aquisição de conhecimentos se molda por este modo de olhar. Digo “processo de aquisição de conhecimentos” porque, aos poucos, mudei a minha forma de olhar para os estudantes. Tanto que nem gosto mais de usar o termo aluno. Assim como deixei de lado “grade curricular” e “plano de curso”. São expressões que denotam o modo como olhamos para o mundo. O mundo da educação, das escolas, das academias. Aprender a aprender é demolir nossos moldes mentais permanentemente. É estar disposto a criar novos moldes e refazê-los. Só assim, seremos capazes de abolir a expressão “ensino-aprendizagem” desta tela que nos guia.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.