quinta-feira, 6 de julho de 2017

Mídias Digitais em sala de aula

Estou em Humaitá, desde o dia 03 de julho de 2017, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sou professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPECH), responsável pela disciplina “Tecnologias da Informação e da Comunicação e os Dispositivos Móveis em Sala de Aula”. Eis o centro da polêmica. Há professores que abominam quaisquer tipos de dispositivos em sala de aula. Outros, dos quais faço parte, que entendem haver possibilidade de integramos os dispositivos aos processos de aprendizagem. Só para lembrar, dispositivos móveis é a expressão usada na Europa, especificamente em Portugal, para o que, em Manaus, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (INTERFACES), se convencionou chamar de “Mídias Digitais” ou sejam: quaisquer dispositivos capazes de armazenar bits e bites. Demonizar as Mídias Digitais não fará da sala de aula um ambiente melhor. Mantenho a convicção de que as salas de aulas, em quaisquer dos níveis, são os piores ambientes de aprendizagem. Adotar as Mídias Digitais como apoio, talvez, seja capaz de arejá-las.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.