sábado, 22 de julho de 2017

Garotas e garotos fantasiados de justiceiros

Garotas e garotos, na flor da idade, transformaram, também muito cedo, em juízes, desembargadores e promotores Brasil afora. E, pelo jeito, se deixaram seduzir pelos holofotes. Então, nos quatro cantos do País, assumiram os espíritos de Zorro e Tonto (alguns mais tontos que Zorros): querem fazer justiça com as próprias mãos (ou com as togas) à revelia da Lei. A existência ou não de provas pouco interessa. Pessoas são condenadas ou absolvidas com base na “convicção” dos magistrados. Acontece que convicção e crença estão no campo da fé, não da Ciência. Muitos menos do Direito. Comprar deputados e senadores descaradamente, à luz do dia, não prova nada. Nas democracias, nem tudo deve ser decidido pelo judiciário. Talvez seja a hora de nos preocuparmos com estes garotos fantasiados de justiceiros que usam a fé, a crença, a Bíblia e não o Código de Processo Civil para tomar suas decisões.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.