quarta-feira, 12 de julho de 2017

Educação Sexual e higiene pessoal

A higiene íntima e a Educação Sexual são temas quase satanizados nas famílias. Com isso, desenvolvemos hábitos nada salutares ou temos de aprender “com a vida”. Talvez porque sexo ainda não deixou de ser “tema-tabu”, mas, a higiene pessoal termina por ser contaminada pelo mesmo tabu. Um dos exemplos que considero “mal-resolvido” na sociedade é o processo de “lavar as mãos”. Somos ensinados a fazê-lo, por exemplo, sempre depois de urinar. Saudável e mais efetivo para a saúde seria fazê-lo, também, antes. Afinal, o pênis é uma porta de entrada para contaminações. Quantos fungos e bactérias carregamos nas mãos? Quantos recebemos ao apertar das mãos das pessoas durante o dia de trabalho? O mais lógico, portanto, é lavarmos sempre as mãos antes e depois de urinar. Particularmente, nunca recebi qualquer tipo de informação a respeito dos cuidados com a higiene pessoal e, mais ainda, a higiene peniana. É como digo: ainda precisamos quebrar muitas barreiras mentais relativas ao processo de aquisição de conhecimentos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.