sexta-feira, 12 de maio de 2017

Universidades se entregam ao Deus Mercado

Ao que tudo indica, desde a queda do muro de Berlim, as universidades, mundo afora, e no Brasil não é diferente, parecem ter perdido o rumo. Puseram o Capital em um Olimpo, digamos, Pós-moderno, e passaram a adoram um único Deus: o Deus Mercado. Talvez por, no fundo, terem sido criadas (as universidades) com o fim precípuo de preparar os filhos da classe dominante. O que mais se ouve hoje em dia é que “as universidades formam mal, não preparam para o mercado” e coisas do gênero. Adoradores do Mercado esquecem que a universidade, em essência, deveria dobrar os joelhos e ser devota incondicional da Deusa Cidadania. Porque Educação Libertadora não forma para o mercado em si, mas, para o exercício pleno da cidadania. A crise que o mundo enfrenta, a guinada à direita que temos de enfrentar, inclusive no Brasil, tem tudo da assepsia política que assumimos, da adoração ao Deus Mercado e da negação da Deusa Cidadania. Somos uma universidade sem alma, na qual pulsa a técnica, o treinamento para o Mercado. Que se dane a Cidadania, pois, o que queremos é uma universidade “sem partido”. O Mercado se transformou no nosso “bezerro de ouro”, como se nada houvesse para além dele. Lastimável que assim o seja!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.