terça-feira, 9 de maio de 2017

Sabedoria e crescimento emocional

Nos últimos dias tenho pensado muito sobre sabedoria, não apenas como “acúmulo de conhecimento”. Muito menos como mera soma de idade, de experiência. Dia-a-dia, após enfrentar vitórias e derrotas recentes, passei a entender sabedoria, principalmente, como resultado do crescimento emocional. Aos 53 anos, não dá mais para agir (ou reagir) feito um adolescente amuado. Sabedoria talvez seja a capacidade que adquirimos, ao longo dos anos, de lidar com desafios e perdas do mesmo modo. Ou seja, com racionalidade, avaliando prós e contras, assim como respeitando e reconhecendo os valores dos outros. Parece pouco. E talvez o seja. Quando se exercita este processo de avaliação e análise permanente ao longo de todas as decisões a serem tomadas, se começa a entender o que é e de onde vem a sabedoria. Como se pode antecipar esta, digamos, visão iluminadora? O pensamento científico, talvez, seja capaz de nos antecipar em alguns anos a sabedoria que precisamos para o processo de tomada de decisão ao longo da vida.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.