quinta-feira, 11 de maio de 2017

Letrado trema na frente do analfabeto

O que posso dizer, do ponto de vista desta educação formal e preconceituosa que predomina no País, ao avaliar o desempenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do juiz federal Sérgio Moro? Que o letrado Moro tremeu por dentro diante do “analfabeto”. Lula provou, por A mais B, que não é preciso frequentar uma escola superior, passar por um concurso público, para ser “bom de retórica” e “por um juiz federal no bolso”. Foi isso o que Lula fez durante todos os trechos dos depoimentos que vi, inclusive, na poderosa vênus platinada. Não se trata aqui de uma visão maniqueísta: nem tudo o que é letrado e ruim e nem tudo o que é analfabeto é bom; ou vice e versa. Trata-se de uma prova cabal que, na prática, o preconceito linguístico, “é bobeira”, não cola e não se sustenta. Use a razão, examine os vídeos e as falas e conclua: Lula pode ser péssimo na Norma Culta da Língua Portuguesa, mas, é um ás do discurso e da política!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.