quinta-feira, 13 de abril de 2017

A estratégia de sucatear as universidades públicas

A situação de penúria pela qual passa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) não deveria ser surpresa para ninguém. Desde os governos de Fernando Henrique Cardoso, há, nitidamente, uma política de sucateamento gradativo e lento das universidades públicas brasileiras. Nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, muito embora se tenha injetado recursos nas universidades públicas federais, houve um processo de repasse de recursos públicos diretamente para a iniciativa privada do Ensino superior. Com o agravamento da crise financeira, as universidades estaduais também passaram a enfrentar problemas graves. Tudo, no entanto, como parte de um projeto de sucateamento das universidades públicas. Não se enganem: as coisas tendem a piorar!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.