quarta-feira, 8 de março de 2017

O valor da elegância e do respeito

Em uma disputa eleitoral, qualquer que seja, dentro ou fora da universidade, respeito e elegância são fundamentais. O debate deve se ater ao campo das ideias, dos projetos políticos e administrativos. Ataques pessoais, joguinhos deselegantes de palavras que tangenciam a baixaria devem ser evitados. Primeiro porque respeito em relação a quem pensa diferente faz parte da essência da vida em sociedade, principalmente, da vida na universidade. Manter a elegância, mesmo quando se discorda, é uma demonstração cabal de que há respeito. E se há respeito, o tecido coletivo pode até ser arranhado, mas, nunca corroído. Há também uma questão prática. Na vida, como na política, quem pensa diferente de nós hoje, amanhã, pode estar ao nosso lado. Em suma: adversários políticos de hoje são possíveis aliados políticos de amanhã. Neste caso, manter o respeito significa, também, uma demonstração inequívoca de educação doméstica e inteligência política.


-->
Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.