domingo, 19 de fevereiro de 2017

O que são projetos de MINTER e DINTER

Aos interessados nos projetos de Mestrado Interinstitucional (MINTER) ou Doutorado Interinstitucional (DINTER), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) esclarece o passo a passo. O que não está dito na página da CAPES é que MINTER ou DINTER não pode servir para alavancar ganhos financeiros dos professores das instituições que ofertam as turmas. Ao contrário, há parecer jurídico da Procuradoria Federal da CAPES que turmas de MINTER ou DINTER devem fazer parte da carga horária dos professores na instituição de origem. Fica claro, portanto, que qualquer forma de pagamento de professores, direta ou indiretamente, é irregularidade gravíssima. Sem contar que, nas instituições de destino, ou seja, nas quais o MINTER ou DINTER é oferecido, ao invés de “viabilizar a formação de mestres e doutores, principalmente professores pertencentes a quadros de docentes, além de apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino; subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa; e fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação”, criou-se um novo problema. Futuros mestres e doutores estão solicitando liberação total, o que tem criado problema internos graves. A continuar desta forma, talvez a CAPES seja obrigada a suspender, de novo, os projetos de MINTER ou DINTER. Tradicionalmente, os Editais de MINTER ou DINTER eram publicados em Abril. Este ano, só serão abertos, talvez, no segundo semestre. Não é um bom sinal!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.