domingo, 26 de fevereiro de 2017

A falida democracia representativa

Fatos recentes no Brasil, especialmente nas universidades, indicam que o modelo de democracia representativa está completamente falido. O Golpe Parlamentar, por exemplo, é uma clara demonstração de que acordos internos podem apear do poder quem é eleito diretamente pelo voto. Sem participação popular, ou seja, sem o controle da sociedade, o Congresso Nacional, constitucionalmente representante do povo, dos interesses coletivos, passa a representar os interesses de quem dirige o País. Modelos de governança falidos levam à falência das instituições. Nas universidades, é nosso dever repensar os modelos decisórios. Para não nos tornarmos escravos do desejo de meia-dúzia de pessoas que conseguem se articular melhor. Ou assumimos realmente um compromisso com a representatividade na democracia ou as decisões sempre serão contaminadas!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.