sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Verdade científica biodegradável

Certa vez, em um seminário ocorrido em Manaus, creio que no ano de 2.000, um estudante me perguntou como eu definia “pesquisa”. Respondi: “a pesquisa científica é um retrato imperfeito da realidade baseado no passado”. Com isso quis dizer que ao apresentar um trabalho à Banca de Defesa, a realidade já foi modificada. Desde então, ao longo do tempo, esta definição se mantém cada vez mais atual. Principalmente se levarmos em conta que toda a verdade científica é biodegradável: transmuta-se permanentemente. Logo, o produto de uma pesquisa científica acadêmica, como dissertações e teses, por exemplo, sempre será um recorte, um retrato imperfeito da realidade. Assim sendo, talvez devamos desenvolver algo como “humildade científica” para podermos entender que nossas descobertas podem perder a validade. Porque a verdade científica é relativa. Pensemos juntos a respeito do tema!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.