sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O brilho nos olhos dos estudantes

Eu e o professor João Libardônio, Diretor do Departamento de Pesquisa (DP) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), estamos no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Zootecnia (ICSEZ) para a edição local do XXV Congresso de Iniciação Científica (CONIC). Ontem, neste mesmo espaço, falei sobre “A saga de interiorizar a Ciência”. Hoje, o brilho nos olhos dos estudantes e o orgulho dos professores orientadores no horário de apresentação dos trabalhos me fazem crer que o sacrifício de enfrentar “O descaso com a navegação na Amazônia” vale a pena. Interiorizar a Ciência, a universidade e o saber acadêmico são formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Desde que, tenhamos o cuidado de respeitar os saberes constituídos do lugar. Quando há brilho nos olhos de estudantes e professores, o processo de troca de conhecimentos tem maiores chances de fluir.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.