quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Ciência não é adivinhação

Uma coisa é olhar para a bola de cristal e predizer o futuro, outra coisa é fazer Ciência. Até acredito que os sensitivos existam. Devem ser poucos. Cientistas, no entanto, são muitos. No entanto, não praticam a adivinhação. Observam a realidade, colhem evidências ou dados científicos e criam modelos de observação da realidade. Esses modelos, no entanto, assim como as teorias, devem ser aceitos pelos demais cientistas, pela comunidade. Caso não, “caem em desgraça”. Muitos modelos e teorias atravessam os tempos, outros ficam pelo caminho. A Ciência segue justamente por ser baseada em verdades relativas. Modelos aceitos hoje amanhã talvez não o sejam. E é desta dinâmica que nascem as descobertas.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.