sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Contagem regressiva para o fim

Certa vez meu irmão Gilmar Vieira Monteiro, em uma das suas tiradas de humorista disse: “Não sei porque as pessoas comemoram aniversário se a cada ano nos aproximamos do fim”. Faz sentido se olharmos a morte como fim inevitável. Porém, não convivemos bem com esta certeza: inevitavelmente morreremos! Então o que comemoramos ano após ano? Talvez seja o fato de termos resistido mais um ano. Em certa medida, é o que fazemos, muito embora não admitamos. Choramos, sorrimos, sofremos, mas, nosso desejo é a sobrevivência eterna. Não lidamos bem com esta contagem regressiva por mais que, do ponto de vista racional, jamais possamos fugir dela. Ao longo da vida, as coisas são cíclicas. É doloroso lidar com esta realidade. Fugir dela, no entanto, é ainda pior.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.