terça-feira, 15 de novembro de 2016

A utopia de um mundo melhor

As democracias representativas são instrumentos eficazísssimos do capitalismo para a manutenção do status quo. E é por conta disso que as nações modernas e pós-modernas tentam mantê-las como a única maneira possível de se governar. Nem que para isso sejam obrigados a engolir governantes tais como Donald J. Trump. Os Estados Unidos da América (EUA) já suportaram Ronaldo Reagan, George W. Bush (pai e filho) e continuam a liderar o mundo. Não nos iludamos, para eles, no fundo, chega um momento em que é impossível manter, na prática, o discurso de “distribuir o bem para todos”. Externamente, “vendem” o discurso da paz e do respeito aos direitos individuais e coletivos. Internamente, deixam um misógino, preconceituoso e bravateiro chegar ao poder, digamos, “como uma necessidade de limpeza”: muros, expulsão de imigrantes ilegais, prisões, ataques às minorias e coisas do gênero. Nem por isso devemos deixar de lado a utopia de um mundo melhor. Ainda que, no capitalismo, só haja um mundo melhor: o do consumo pelo consumo à parte os indivíduos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.