sábado, 8 de outubro de 2016

O mundo como professor

Lembro-me, até hoje, das palavras do meu pai: ”se você não aprender em casa, aprenderá com o mundo”. Atualmente, entendo de forma diametralmente oposta: aprenda com o mundo e tente aplicar em casa. Caso contrário, construiremos um mundo particular completamente dispare, digamos, do “mundo real’. Nos dois casos, falamos das relações entre os pais e os filhos. O maior desafio é equilibrarmos os ensinamentos do mundo com os ensinamentos do núcleo familiar. É neste núcleo familiar que moldamos os seres para o mundo. Volto ao problema: moldar! O mundo é vivo, real, não aceite moldes. É adaptativo. E nem sempre sabemos como preparar os filhos para esta realidade mutante. Em assim não sendo, o mundo será sempre nosso professor.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.