terça-feira, 11 de outubro de 2016

A administração do processo de aprendizagem

Talvez o nosso maior desafio não seja apenas entender os sistemas complexos de aprendizagem, mas, além disso, administrá-los. Há uma complexa rede que envolve família, igreja, grupos sociais e o Estado, representado pelos Municípios, Estados e Governo Federal. Se esta “máquina de formação” (ou seria máquina de deformação?) não funcionar de forma azeitada, quem sofre, lá na ponta, é o estudante. E se a escola fracassar, a sociedade piora. Aparentemente, no Brasil, gasta-se muito e mal. Quando não, muito mal. Prédios são mais valorizados que quem neles atuará. Novos procedimentos didático-pedagógicos são incorporados tardiamente ao dia a dia de estudantes e professores. Dar o suporte adequando ao processo de aprendizagem é o desafio que temos de enfrentar. Até agora, o enfrentamos de forma equivocada!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.