segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A pedagogia de Pilatos não me convence

Posso estar errado. E talvez até esteja. Mas, ainda não fui convencido de que a “Pedagogia de Pilatos” é o melhor caminho para a Educação Superior no País. Digo isto porque não é raro ouvir de colegas professores (e professoras) coisa do tipo: “Eu não fico ligando para aluno, procurando saber qual o problema dele. Coloco-me à disposição para orientar. Se ele não aparece, o problema é dele”. Vejo o processo educacional de forma diferente: qualquer estudante que ingressa em uma universidade, passa a ser problema da própria universidade. Nosso dever institucional e formá-lo. E formá-lo bem. Haja o que houver. A não ser que estejamos impregnados pela “Pedagogia de Pilatos”: se um inocente é condenado, lavo as mãos, pois, o problema não é meu. Visão arcaica e equivocada de Educação, no entanto, muito viva nos dias atuais. A pedagogia de Pilatos não me convence!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.