sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Um novo olhar para a avaliação da Pós

Creio que é urgente mudarmos, definitivamente, o foco da avaliação na Pós-graduação brasileira. Nem tudo o que o professor faz, inclusive a produção de artigos, tem relação com os programas. Eis uma das distorções que, necessariamente, precisam ser corrigidas no Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG): centrar o peso da avaliação (70%) na produção de artigos ou livros, de professores, professoras e estudantes degenera o sistema. Foca apenas na “produtividade” dos professores e professoras e não dos programas. É preciso “balancear” o sistema. Dar peso às demais ações que ocorrem no dia a dia nos programas de Pós-graduação é fundamental. Nós, os professores e professoras, não podemos mais ser avaliados com tamanho peso apenas pelos livros e artigos que publicamos. Um novo olhar para a avaliação da Pós-graduação no Brasil é essencial. Temos de lutar por este novo olhar.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.