terça-feira, 30 de agosto de 2016

Seleção para a Pós-graduação é coisa séria

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma das poucas universidades brasileiras que regulamentou o processo de Seleção de Estudantes para ingresso nos seus Programas de Mestrado e Doutorado. Em 28 de Agosto de 2014, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou a Resolução 024/2014 que “disciplina os procedimentos para a realização dos Exames de Seleção para ingresso na Pró-graduação Stricto Senso no âmbito da Universidade Federal do Amazonas”. Ter normas, no entanto, é pouco útil se os próprios concorrentes não as conhecerem e cobrarem o cumprimento de cada um dos artigos, parágrafos e incisos. Principalmente em relação a um dos princípios básicos de qualquer seleção pública: “a previsão de igualdade de condições e transparência das ações”. Antes de concorrer, portanto, é dever dos candidatos ler o Edital relativo ao programa que desejam ingressam e a Resolução que regulamenta o ingresso. O controle social, acima de tudo, é fundamental para garantir os direitos de todos os participantes.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.