sábado, 13 de agosto de 2016

Liberdade de expressão e cargo público

Certa vez alguém me questionou: ”professor, a liberdade de expressão não é um direito sagrado do cidadão. Como o senhor sempre fala que não deve dizer tudo o que pensa em função dom cargo de Pró-Reitor”. A resposta é muito simples: do ponto de vista legal, nada me impede de dizer tudo o que penso livremente. Do ponto de vista moral, no entanto, para fazê-lo, entendo que deveria deixar a Pró-reitoria. Antes de ser um cargo de confiança, uma escolha do dirigente maior da Instituição, que assume um cargo público, essencialmente, deixa de representar apenas o pensamento individual. Passa a representar o pensamento coletivo. E nem sempre o que você pensa representa o que a coletividade pensa. É no mínimo responsável, mentir o que fala e o que escreve. Assim penso, assim faço!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.