terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ciência em estado de agonia

Ou se resolve a situação política em Brasília ou os políticos em cargos burocráticos terão argumentos suficientes, embora injustos, para colocar a Ciência do País na lona. Afinal, encostada nas cordas ela já está há tempos, desde que as agências de fomentos locais vieram o orçamento minguado e as agências nacionais atrasam até os resultados dos editais pela falta de dinheiro. Como falta orçamento e financeiro para quase tudo, os cortes, paulatinamente, tiram a capacidade de pesquisa das Instituições. Como não se faz pesquisa sem recursos em nenhum País do mundo, da Iniciação Científica aos projetos mais estratégicos, a retração é quase insuportável. A Pesquisa e a Pós-graduação atualmente apenas sobrevivem.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.