terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ações afirmativas das Forças Armadas

Dá vontade de rir (ao mesmo tempo, de chorar) ao me deparar com memes de cada um dos brasileiros vencedores de medalhas nas Olimpíadas. Em todas eles, alienados de ultradireita ressalta o fato de “serem militares”, da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. O “fenômeno” não passa de um bem-sucedido programa de “ações afirmativas” das Forças Armadas, para atrair atletas de ponta. É uma espécie de “bolsa pódio”. Por meio de um edital público, atletas de ponta se candidatam a ingressar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Os atletas recebem instrução militar, um salário bruto equivalente ao de um sargento (R$ 3.200,00) e seguro saúde. Além disso, podem usar as instalações militares para realizar os treinamentos. Em suma, recebem apoio para serem apenas atletas. Tipicamente uma ação afirmativa!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.