segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A objetividade dos objetivos em Pesquisa

Como na vida, na Pesquisa, os objetivos devem ser simples e dizer, claramente, aonde se quer chegar. Não é um bicho-de-sete-cabeças, mas, dá trabalho estabelecê-los de forma clara e precisa. Vamos, juntos, exercitar objetivos para a vida? Todo ser humano tem um objetivo precípuo na vida. Caros leitores e leitoras, quem aposta em qual é? Podemos mencionar dezenas, centenas e até milhões deles. Mas, eu diria que o “objetivo geral” de qualquer ser humano é “garantir a sobrevivência”. Simples, direto, sem firulas. Todos os demais são “objetivos específicos”, ou sejam, objetivos que usamos especificamente para atingir o objetivo maior, o “Objetivo geral”. Trata-se de um exercício simples de redação, de acordo com o foco de cada um. Se você já venceu muitas vicissitudes, se já alcançou um patamar de estabilidade dentro do sistema capitalista, pode se dar ao luxo de dizer que o seu “objetivo geral” é “ser feliz”. Veja que não se precisa gastar o verbo demais para se redigir um bom objetivo. Tente fazer este mesmo exercício com o seu trabalho acadêmico, sua dissertação ou sua tese. Depois, diga-me se não foi mais fácil!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.