sábado, 20 de agosto de 2016

A internacionalização da Pós

Cobrar a Internacionalização da Pós-graduação sem que tenha sido este um objetivo estratégico ao longo dos anos é, no mínimo, inábil. Para não se dizer algo mais duro. A Língua estrangeira nunca foi prioritária nas escolas brasileiras, ao longo dos Ensino Básico e Médio. Muitos menos, na Educação Superior. Ou seja, não se encarou a Internacionalização da Educação brasileira como prioridade. Aliás, não seria nenhum dizer que ainda hoje não é prioridade. Se não, vejamos: em quais cursos de graduação é exigida a habilidade em Língua Estrangeira? Talvez, nos cursos de Línguas. Não se precisa dizer mais nada a respeito da Internacionalização da Pós-graduação. Trata-se de uma necessidade, no entanto, nunca trabalhada efetivamente como objetivo estratégico. Portanto, mais que algo inábil, é uma insanidade exigir, na marra, que os nossos estudantes cheguem à Pós-graduação com possibilidades de internacionalizar a produção. Quem pôde estudar Inglês nas escolas particulares, sai na frente. Quem não o fez, não o fará em dois anos de Mestrado ou quatro de Doutorado. Esta é uma convicção que tenho!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.