sábado, 16 de julho de 2016

O perfil ideal do cientista

Passam os anos e a ladainha é a mesma: qual o perfil ideal do cientista queremos para a Ciência que se faz no Brasil. Para tentar responder à pergunta, recorrei aos argumentos do professor Gilson Volpato. Em um curso ministrado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ele defendeu que demos ter mais cientista com o perfil de Leonardo da Vinci e menos com o perfil e Albert Einstein. Verdadeiramente, entendi que ele não quiser dizer que nenhum dos dois são ruins ou bons. O que ele defendera, em essência, é que o cientista moderno deve ter uma base conceitual mais ampla. É bem verdade que pelo sistema atual, muito provavelmente, um cientista com as habilidades de um Leonardo da Vinci teria até dificuldades de lançar suas atividades no Currículo Lattes. Lattes à parte, no entanto, precisamos de uma Ciência melhor, portanto, com cientistas melhores.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.