segunda-feira, 18 de julho de 2016

O caos e a burocracia nas instituições

Em dados momentos, ouço (ou leio) discursos extremamente raivosos contra os burocratas e a burocracia. Leitores e leitoras, será justo um discurso destes? O que ocorreria com instituições como as universidades e as escolas públicas se todos fossemos revolucionários tão radicais a ponto de não aceitarmos assumir nenhum cargo burocrático por condenarmos a burocracia? Antes de críticas desqualificadoras, talvez fosse interessante se cada um dos críticos fazer uma própria crítica do discurso crítico e entender que ou se muda o sistema de administração do País ou os burocratas são uma necessidade. O que, talvez, tenhamos de lutar, juntos, é para tornar a burocracia menos lenta e injusta. E botar a estrutura para funcionar em prol de uma sociedade mais justa e melhor. Só assim, poderemos usar a burocracia a nosso favor. Em não sendo assim, será o caos. E, infelizmente, não estamos preparados para ambientes administrativos que tenham como base a Teoria do Caos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.