sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nem sempre quem pesquisa faz Ciência

Uma pesquisa de opinião é uma pesquisa eminentemente científica? Evidentemente que não: no máximo, se trata de uma prestação de serviços. Mas, uma pesquisa científica não pode ser uma prestação de serviços? Talvez. O que quero levantar para fins de reflexão é que nem sempre os instrumentos utilizados para determinados tipos de pesquisa, combinam com os protocolos clássicos da Ciência. E, se isso for verdadeiro, nem sempre quem faz Pesquisa necessariamente fará Ciência. A Ciência depende da observação empírica para comprovar ou não uma hipótese ou responder a uma questão de pesquisa. Uma pesquisa de opinião, por exemplo, levanta a opinião das pessoas a respeito de determinado produto, pessoa, fato, etc. Logo, passa longe do rigor científico para a medição e análise dos fenômenos. Seria interessante aprofundarmos a reflexão sobre o problema. Fará muito bem à Ciência que se pratica no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.