quinta-feira, 7 de julho de 2016

Artigos científicos e a difusão do conhecimento

Há uma visão equivocada de que a Ciência deve “gerar artigos científicos”, “valor agregado”, “negócios” e quetais. Trata-se de uma visão meramente utilitarista da Ciência. Em essência, a única coisa que a Ciência deve gerar é conhecimento. A aplicação do conhecimento é que pode se transformar em benefícios sociais, negócios e, até, produtos que, então, podem ser transformados em empreendimentos. Artigos Científicos não estão entre os grupos dos “produtos” que podem ser gerados pela Ciência. São, em verdade, estratégias de difusão do conhecimento gerado entre os pares. E, de preferência, entre os melhores pares. Publicar artigos científicos, portanto, é uma forma que os cientistas possuem para fazer circular suas descobertas, logo, o conhecimento advindo das pesquisas. Cientista que só pesquisa para gerar produtos e negócios demonstra uma visão estreita da própria Ciência. Quando o conhecimento circula entre o maior número possível de cientistas, tem mais chances de gerar produtos e negócios. Excluir os artigos científicos das “necessidades” da Ciência é demonstrar falta de visão a respeito da amplitude da Ciência. Repensar-se no mundo e na Ciência é um bom passo para curar tal miopia.


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