sexta-feira, 15 de julho de 2016

Acelerar os estudos é um direito

Pouca gente sabe, mas, acelerar os estudos, em todos os níveis, é um direito do cidadão brasileiro garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Impressiona, no entanto, que raras são as escolas, inclusas as universidades, que efetivamente criaram condições para que os estudantes de desempenho excepcional aceleram os estudos. Ao contrário, apoiadas por “mentes retrógradas”, fazem o possível e o impossível para que os estudantes de bom desempenho passem mais tempo nos cursos. Esquecem que estudantes com desempenho excepcional, se jogados na estrutura caótica brasileira, ao invés de dar vazão à genialidade, podem ser mediocrizados em pouco tempo e se transformarem em números da estatística de evasão escolar. Se acelerar os estudos é um direito legal do cidadão, ao invés de negar este direito, as escolas, em quaisquer dos níveis, tem o dever de criar condições para que o pressuposto da legislação seja posto em prática. Um belo desafio aos administradores!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.