quarta-feira, 27 de julho de 2016

A libertação pela Arte

Quando olho a realidade brasileira atual tenho mais certeza de o que preguei durante um bom tempo, que a Arte liberta e a política aprisiona, está confirmado com folga. Os ataques dos religiosos ao Ministério da Cultura, “em nome da família”, que se reconfiguraram em uma proposta de “escola sem partido” entre ao Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) por um ator de pornochanchadas, Alexandre Frota, ilustra bem o que falei e reforço hoje. Estamos aprisionados a padrões dos anos das trevas. Vinculamos política e igreja para combater ideias artísticas libertadoras. Somos prisioneiros deste jeito míope de olhar o mundo. E, coletivamente, ao que parece, não queremos nos libertar desta prisão. Há uma maioria, talvez, nascida das trevas, que vibra com o retrocesso. Estamos cumprindo o nosso papel de educadores? Muito provavelmente não. Temos de refletir mais sobre o momento atual para tentarmos entender se erramos e o que devemos fazer para corrigir rotas. Antes que seja tarde demais!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.