sábado, 30 de julho de 2016

A Ciência não é tudo

Nós, os cientistas, devemos “fazer ciência” diariamente por dever de ofício. No entanto, temos de ter muito claro que a Ciência é mais uma das formas de se olhar e tentar entender o mundo. No entanto, não é a única. E temos de respeitar as demais formas dos saberes. A Ciência não é o todo nem é tudo. Deve-se exercitar sempre esta espécie de humildade para não sermos traídos pela soberba. Nós, os cientistas, temos um “jeito” lógico de olhar o mundo. E nossa forma de olhar o mundo precisa ser aceita pelos demais colegas cientistas. Sem isso, não seremos aceitos pelos pares. E sem ser aceitos pelos pares não seremos reconhecidos como cientistas. Fazer Ciência, portanto, é exercitar o pensamento logico, comunicá-lo aos colegas e este jeito de olhar o mundo ser aceito pelos pares. Sem ser referendado pelos colegas, nosso jeito e olhar o mundo é apenas mais um dos tantos que podemos olhar o mundo. Sem, no entanto, ser reconhecido.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.