terça-feira, 28 de junho de 2016

O texto desnuda o autor

Caros leitores e leitoras! Há algo que precisamos estudar melhor em relação aos textos científicos: o tal distanciamento do objeto de pesquisa (que hoje denomino sujeito de pesquisa) não torna o trabalho objetivo de per si. E mais: muitas vezes, a objetividade e o distanciamento são usados como capas (protetoras) dos pesquisadores. No texto, no entanto, o autor se desnuda. Artifícios como o uso da primeira pessoa do plural ou da voz passiva não escondem quem é o autor e o que ele faz no texto. Devemos perseguir um texto científico mais objetivo no sentido do foco, de um começo, meio e fim. Que consiga ajudar o leitor e a leitora a entender o que queremos dizer. É preciso que não tenhamos medo de nos desnudar. No texto, estamos nus. Entregues a quem o ler. E não se trata apenas do caso dos textos de Literatura. Qualquer texto, inclusive o científico, é a nossa história a respeito de como os dados colhidos em uma pesquisa são vistos por nós, os cientistas. Nossa alma está em qualquer texto. Não esqueçamos disto quando escrevermos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.