terça-feira, 14 de junho de 2016

O poder didático das crises

Venhamos e convenhamos, as crises agudas, como a que atravessa a Educação Superior brasileira, tem um lado, digamos, didático (porque eu jamais arriscaria dizer que se trata de algo bom): nos obriga a fazer o mais com menos. E nos provoca reflexões profundas: será que não estávamos fazendo o mais com muito mais? Ou seja: será que não estávamos gastando mais de o quê deveríamos gastar, ou ainda, será que os gastos não eram completa e integralmente descontrolados? Respostas não as tenho para nenhuma das perguntas. No entanto, penso que precisamos refletir profundamente, no mínimo, sobre o que fazíamos e o que podemos fazer com o que temos atualmente. Será que não ficamos frouxos demais no controle (ou descontrole) dos recursos públicos em função da abundância? Não seria necessário refazermos alguns caminhos percorridos até agora? Se ainda não temos respostas prontas sobre nenhum dos questionamentos aqui postos, no mínimo, devemos refletir sobre eles. Para, na pior das hipóteses, em quaisquer dos ambientes, aplicarmos de forma mais efetiva os recursos públicos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.