domingo, 19 de junho de 2016

Morte, soberba e igualdade

“Todos somos iguais perante a Lei”. “Todos somos honestos até que se prove o contrário”. Máximas que, na prática, nem sempre são válidas porque lidamos com a soberba humana, considerada pela Igreja Católica como pecado mortal. Talvez por isso eu tenha dado o nome de “Morte, soberba e igualdade” a esta postagem. Será que, desde o surgimento da humanidade, ainda não aprendemos, com a morte, a viver? Verdadeiramente, talvez, não. Porque viver, como prega a Igreja Católica, humildade e modéstia são virtudes fundamentais para o exercício de se viver. E o que a morte faz quando se fala de vida? Vida e morte são faces de uma mesma moeda porque só temos uma certeza na vida: se vivemos é porque um dia morreremos. E se nós, os humanos, não conseguimos praticas o exercício da humildade e da modéstia durante a vida, saibamos: ali, naquela hora que a urna é coberta por pás de terra e de cimento, a igualdade é reestabelecida. Será inteligente da nossa parte aprendermos a ser humildes comente com a morte? Que cada um dos leitores e leitoras respondam individualmente.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.