quinta-feira, 9 de junho de 2016

Brasil forma cientistas bitolados

“O caminho do cientista é uma formação mais geral. Mas, hoje, no Brasil, a Pós-graduação forma cientistas medíocres: um cientista bitolado”. O professor doutor Gilson Luiz Volpato encerrou o terceiro dia da Campanha Vamos Publicar, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com a palestra “A formação de cientistas” com provocações de toda sorte tais como a frase que abre esta postagem. Pode-se concordar ou discordar de o que ele apresenta, mas, é certo que se termina de assistir uma palestra dele com o espírito, digamos, “provocado”. Outra provocação interessante foi apresentar a universidade ideal como um ambiente criado para a Ciência. Por dedução, a universidade é um ambiente provocativo e provocador por essência. E confirma a ideia central da campanha: publicar trabalhos científicos é, acima de tudo, uma forma de se prestar contas à sociedade. É, também, a forma mais aceita entre os cientistas de se dialogar com os pares. Pensar a Ciência e a Universidade, ao que parece, é a forma mais efetiva de melhorá-la.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.