quarta-feira, 29 de junho de 2016

A luta dos Kokama transformada em tese

Participei ontem, às 15h, da Comissão Julgadora da Tese de Doutorado em Antropologia Social “A luta pelo Reconhecimento Étnico dos Kokama na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru”, de José Maria Trajano Vieira. A tese foi defendida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Sala II de defesa de teses, e promoveu a doutor o professor José Trajano, do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Benjamin Constant, na Tríplice Fronteira. Os questionamentos foram extremamente profundos e rigorosos. A luta dos Kokama tem uma importância científica muito grande porque pode ser relacionada a muitos dos movimentos atuais digamos, de renascimento identitário. Na tese, ficam claros os confrontos internos e externos. São movimentos contraditórios que nos levam a refletir sobre o problema do conceito de identidade: se levado ao extremo, é capaz de provocar fissuras internas e ódios externos. Discutir o próprio conceito e a negação do mesmo por parte de muitos Kokama é algo que ainda precisa ser aprofundado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.