segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Ciência produtivista é nossa

A Ciência media por números, inclusive de artigos publicados, não é uma invenção de endiabrados executivos que se fecharam em salas do Ministério da Educação (MEC) e bolaram “meio de escravizar cientistas”. A Ciência produtivista que temos é nossa, foi criada por nós, os pesquisadores e pesquisadoras. Como forma de “sermos avaliados por nossos pares” é claro, mas, para esconder, também, parâmetros estabelecidos por nós mesmos, área por área, com a finalidade de dividirmos o bolo dos recursos estatais destinados à pesquisa. Não sejamos ingênuos, e sei que não o somos, a ponto de acreditar que nosso único objetivo “é montar um sistema nacional de qualidade”. As duas coisas ocorrem paralelamente e definem que está “qualificado ou não” para disputar os recursos, hoje cada vez mais parcos. Assim funciona, assim o é. E não há vilões individuais neste processo. Coletivamente o sistema foi montado. E não há nenhum interesse coletivo em desmontá-lo. Cabe a nós tentar torná-lo menos cruel.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.